sábado, 25 de janeiro de 2014

TOP-5 - Meus Artigos mais comentados no AstroPT

Física, Astronomia, História da Ciência e defesa da Ciência contra os falsos cientistas (criacionistas) deram voz a meus artigos no fantástico blog AstroPT: o blog do ano em ciências de Portugal. Obrigado a todos os comentadores e leitores que tornaram isso possível, e a Carlos Oliveira e colaboradores que me permitiram escrever aqui.


5 - Muita matéria em pouco espaço ou muito espaço em pouca matéria?

Entendendo porque existem corpos extremamente densos no Universo, e como a Física explica isso. As partículas atravessam nossos corpos como se nem existíssemos, pois somos essencialmente vazios.

Observação: Senti-me lisonjeado pelos elogios e reconhecimento.
4 - Criacionista – a visão de Universo de uma Pseudociência

Eu precisava dar essa resposta, a um artigo tolo e pseudocientífico que quer convencer as pessoas que o Universo inteiro tenha 10.000 anos - por puro fundamentalismo religioso-bíblico. Refutei os criacionistas sem dó.

Observação: Até o momento nenhum criacionista apareceu pra tentar debater.


3 - História – Um profeta de outros mundos

Na Roma seiscentista o Filósofo Giordano Bruno foi condenado à morte na fogueira por ter tido ideias que contrariavam os interesses dos poderosos e o fundamentalismo da Igreja Católica. Uma delas era a existências de mundos de outros sóis.

Observação: Nem citei o catolicismo, mas os tolos se ofendem mesmo assim.



Uma breve abordagem sobre as criaturas alienígenas dos cinemas, e qual a mais provável e compatível de um ponto de vista científico. O primeiro colocado desse artigo estilo top surpreendeu a todos, do jeito que eu queria.

Observação: Alien ainda segue sendo o favorito da maioria das pessoas.

1 - Objetos hipotéticos do Sistema Solar

Uns praticamente já certo que existem, outros ainda prováveis, outros nem tanto, e outros já dispensados. São os objetos hipotéticos do sistema solar, mundos e regiões previstos por hipóteses, teorias e cálculos gravitacionais.

Observação: A Nuvem de Oort, o berço dos cometas, é praticamente certo uma vez que seus mensageiros sempre cruzam nossos céus: os próprios cometas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário